• screen 1
  Como Ajudar
  Finanças
  Galeria de Fotos
  Galeria de Vídeos
  Localização
  Notícias
  O que fazemos
  Parceiros Nucap
  Quem somos
 

Missão NUCAP

Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Varginha, Minas Gerais e atuante desde junho de 2010.

Atuamos na área de acolhimento e proteção à crainça e ao adolescente, além de fomentar os direitos humanos para a população em restrição de direitos.

Nossa missão é desenvolver e implantar programas e projetos que capacitem sujeitos sociais em restrição de direitos e/ou situação de vulnerabilidade social, bem como suas famílias, auxiliando na sua reinserção social.



História

É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Foi fundada em junho de 2010 por voluntários e profissionais liberais. Surgiu da necessidade de desenvolver ações voltadas para o atendimento de índividuos classificados como de risco e/ou de vulnerabilidade social, necessariamente envolvidos com a violência.

Inicialmente eram atendidos casos de violência doméstica, privados de liberdade e dependentes químicos, com grupos formados por mulheres adultas, homens, crianças e adolescentes. Recebiam atendimento multiprofissional (enfermeiro, psicólogo, assistente social e educador ).

Desde sua fundação houve a implantação de outros projetos, tais como o projeto de "Justiça Restaurativa", que atua nos indivíduos com histórico de violência utilizando a metodologia ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação). No Principio, os atendimentos ocorriam no Fórum na Comarca de Varginha, mediante autorização do juizado criminal. Atualmente, é feito atendimento na própria sede do NUCAP, com o apoio e encaminhamento das varas criminal, infância/juventude, pelo Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e pela comunidade.

Outro importante projeto que surgiu ao longo do tempo foi o "Visita Assistida". O sujeito em restrição de liberdade tem o direito de visitar seus filhos, mães ou pais, esposas e demais familiares em espaço afastado do Presídio de Varginha (no NUCAP). A vara Criminal autoriza a visita, comunica ao Presídio e à Assistência Social do NUCAP simultaneamente para que haja a marcação da visita no NUCAP. Os condenados se deslocam até o NUCAP com a escolta do Presídio para que seja realizada a visita com a família. Cada visita tem a duração de uma hora.

Em 2012 o Projeto "Mães que Cuidam" foi selecionado e recebeu a premiação nacional do Prêmio Innovare de práticas inovadoras da Justiça no Brasil. 



Equipe

Ângela Toledo, bacharel em Enfermagem e Coordenadora Geral

Alcione Garcia Ribeiro, Assistente Administrativo

Cristina Marcondes de Souza, Assistente Social

Eliane Aparecida dos Santos , Enfermeira

Jusciléia de Paula Freu, Psicóloga

Mariella Clara Toledo Martins, Recepcionista

Ângela Maria de Almeida Arbelaez, Educadora voluntária

Frederico Coelho Clímaco, Educador Físico voluntário

Gabriela de Resende Ferreira, Analista em Relações Internacionais, voluntária 



 

 
Data:
 
Data:

Nucap - Núcleo de Capacitação para Paz
Rua Nepomuceno, 229 - Jardim Andere - Varginha - MG  - CEP 37.026-340 - Tel.: (35) 3214-2189
nucap@nucapvarginha.org.br
www.nucapvarginha.org.br