• screen 1
  Como Ajudar
  Finanças
  Galeria de Fotos
  Galeria de Vídeos
  Localização
  Notícias
  O que fazemos
  Parceiros Nucap
  Quem somos
 

Varginha sedia V Encontro Nacional das ESPERE

Padre Leonel Narváez, fundador da Espere

Fundador do método reconhecido pela Unesco esteve na cidade no dia 14


Esteve em Varginha, na última sexta-feira (14) o Padre colombiano Leonel Narváez, fundador da Escola de Perdão e Reconciliação – ESPERE. Ele fez palestra aberta ao público, com a presença de diversos membros do tribunal de justiça de Varginha e do Estado.

A ilustre presença aconteceu durante o IV Encontro Nacional das Escolas de Perdão e Reconciliação, promovido pelo Nucap (Núcleo de Capacitação para a Paz). Atualmente, o Nucap oferece apoio jurídico a condenados, discussão de penas restritivas de direito, encaminhamento para o mercado de trabalho e reinserção social, tudo em parceria com o poder judiciário da cidade.

O Nucap desenvolve o método ESPERE para todas as pessoas que são atendidas pela instituição. Atualmente, são cinco turmas: uma do projeto mães que cuidam, uma para agentes penitenciários, uma para os colaboradores do Nucap, uma para crianças e duas turmas do projeto piloto para pessoas que cumprem pena restritiva de direito. Uma dessas turmas do projeto piloto teve sua formatura em dezembro de 2013 e a segunda teve início esse ano.

Outros projetos desenvolvidos pelo Nucap são o ESPERE para a Paz com crianças e adolescentes encaminhados pela vara da infância e juventude, conselho tutelar, CRAS, escolas e comunidade e o Projeto Visita Assistida que oferece às famílias de pessoas que cumprem pena no presídio de Varginha a oportunidade de realizar sua visita no ambiente do Nucap, retirando esses familiares do ambiente prisional.

O Padre é sociólogo da Universidade de Cambridge, com doutorado pela Universidade de Harvard, e um grande especialista em combate à violência. O método da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE) já recebeu menção honrosa do Prêmio Unesco Educação para a Paz em 2006.

Ele fundou a ESPERE logo após ser um dos membros do concílio de negociação do governo colombiano com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). “Eu notei que as negociações não tinham êxito, justamente porque faltava o amor. E foi assim que eu desenvolvi o método que se espalhou pelo mundo todo”, conta Padre Leonel.

Atualmente, o método está presente em 15 países: EUA, África do Sul, Brasil, Chile, Peru, México, Portugal, República Dominicana, Haiti, Cuba, Venezuela, Equador, Argentina, Uruguai e Colômbia. No Brasil, são nove núcleos em funcionamento: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Varginha, Brasília, Santarém, Fortaleza, São Luiz e Niterói. A maioria desses núcleos está vinculada a instituições como Centros Culturais, Universidades, Igrejas e Centros de Direitos Humanos. Em Varginha, funciona no Nucap.

O Encontro contou a apresentação do coral Raízes do Futuro, um dos projetos desenvolvidos pelo Nucap dentro do presídio de Varginha. Também houve apresentação de duas ex-alunas da ESPERE, que tiveram suas vidas transformadas depois de participar do método.

O juiz da 1ª vara criminal de Varginha, Oilson Hoffmann Schmit, falou sobre como o método e outros projetos desenvolvidos pelo Nucap têm trazido bons resultados à justiça na cidade.

O ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em depoimento ao final da palestra, se disse convencido de que o método ESPERE funciona e transforma criminosos em pessoas de bem. “Eu fui designado para estar aqui hoje e não sabia o que ia encontrar. Vendo todos esses depoimentos, posso dizer que serei um multiplicador da ESPERE por onde eu for”, disse ele ao público presente.

Durante a tarde de sexta-feira, Padre Leonel esteve no Nucap e no presídio de Varginha conhecendo os projetos em andamento, como o da padaria, acompanhado do juiz Dr. Oilson, do assessor jurídico do Nucap, Dr. Hélio Nascimento, do ouvidor do TJ e de toda a equipe do Nucap.


por Renata Mitidiere



 

 
Data:
 
Data:

Nucap - Núcleo de Capacitação para Paz
Rua Nepomuceno, 229 - Jardim Andere - Varginha - MG  - CEP 37.026-340 - Tel.: (35) 3214-2189
nucap@nucapvarginha.org.br
www.nucapvarginha.org.br